Fundação Cidade das Artes

Programação » BEETHOVEN FEST 2021 | Concerto

Evento Encerrado

BEETHOVEN FEST 2021 | Concerto



Ministério do Turismo e Innospec apresentam

Beethoven nasceu há 250 anos, mas sua música continua encantando, emocionando e divertindo as plateias até o dia de hoje. E é para celebrar a obra de um dos maiores gênios da música clássica que apresentamos o "Beethoven Fest"! Durante o mês de julho, a Orquestra Rio Sinfônica e a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro ocupam a Grande Sala da Cidade das Artes para 3 concertos dedicados ao compositor. Inspirado pelos grandes festivais europeus, o "Beethoven Fest" combina grandes solistas do cenário nacional, maestros destacados e programas instigantes, tudo isso em um formato dinâmico e divertido, proporcionando ao público um emocionante mergulho na obra do mestre de Bonn!

 


PROGRAMAÇÃO

03/07 – 19h – Grande Sala da Cidade das Artes


Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro
Nivaldo Tavares, piano
Mario Barcelos, regência

Educar através da música sensibiliza, promove uma mobilização integral das potencialidades do ser humano e exalta a liberdade do vir a ser. É nesse sentido que se pode afirmar que a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro representa uma preciosa exaltação à liberdade. O projeto é uma realização que transforma a vida de adolescentes e jovens das comunidades Babilônia, Chapéu Mangueira, Cantagalo, Pavão Pavãozinho, Complexo do Alemão e Morro dos Macacos. O conjunto já se apresentou nos mais importantes espaços culturais do cenário musical e agora retorna à Cidade das Artes para fazer a abertura do Beethoven Fest. O destacado maestro Mario Barcelos assume a regência do conjunto, que recebe também o pianista Nivaldo Tavares, estrela do piano brasileiro. O programa, por sua vez, destaca a faceta divertida e bem-humorada do compositor alemão e traz duas obras bastante calorosas: o Concerto para Piano No. 1, (1797) e a Sinfonia No. 1 (1800).

Programa:

Ludwig van Beethoven

Concerto para Piano No. 1, Op. 15
I. Allegro con brio
II. Largo
III. Rondo: Allegro scherzando

Sinfonia No. 1, em Dó Maior, Op. 21
I. Adagio molto –Allegro con brio
II. Andante cantabile- con moto
III. Menuetto – Allegro molto e vivace
IV. Finale – Adagio, allegro molto e vivace



10/07 – 19h – Grande Sala da Cidade das Artes

Orquestra Rio Sinfônica
Nivaldo Tavares, piano
Tobias Volkmann, regência

Depois de um primeiro espetáculo divertido, o Beethoven Fest segue a todo vapor, agora com um programa emocionante e virtuosístico. Elogiado por artistas como Martha Argerich e Robert Groslot, o pianista Nivaldo Tavares interpreta o famoso Concerto para Piano No. 5, de Beethoven. Nivaldo já se apresentou em importantes festivais e salas de concertos na Europa, Estados Unidos e Brasil, ao lado de importantes orquestras nacionais e estrangeiras. Ele acompanha a brilhante Orquestra Rio Sinfônica, um conjunto formado por grandes músicos do Brasil que vem realizando um lindo trabalho de divulgação da música clássica.

Quem rege o concerto – que traz ainda a 6ª sinfonia de Beethoven, a "Pastoral"– é o gaúcho Tobias Volkmann. Duas premiações no Concurso Internacional de Regência Jorma Panula 2012 e o prêmio no Concurso Carlos Gomes confirmam a excelência e individualidade do maestro, que desenvolve uma carreira de sucesso no Brasil e no exterior.

Programa:

Ludwig van Beethoven

Concerto para Piano No. 5, Op. 73, "Imperador"
I. Allegro
II. Adagio un poco mosso
III. Rondo

Sinfonia No. 6, em Fá Maior, Op. 68, "Pastoral"
I. Allegro ma non troppo: Despertar de sentimentos alegres diante da chegada ao campo
II. Andante molto mosso: Cena à beira de um regato
III. Allegro - Dança campestre
IV. Allegro - A tempestade
V. Allegretto - Hino de ação de graças dos pastores, após a tempestade


17/07 –19h – Grande Sala da Cidade das Artes

Orquestra Rio Sinfônica

Flávio Augusto, piano
Ana de Oliveira, violino
Hugo Pilger, violoncelo
Mario Barcelos, regência

O Concerto Tríplice, Opus 56, que integra a primeira parte do último concerto do Beethoven Fest, demanda nada menos do que 3 solistas. E o time que foi formado para a ocasião é mais que especial: o pianista Flávio Augusto assume o piano, enquanto Ana de Oliveira e Hugo Pilger são, respectivamente, a violinista e o violoncelista convidados. A regência do concerto, que traz ainda a famosa 5ª Sinfonia, será do maestro Mario Barcelos, que vem realizando um respeitável trabalho à frente da Orquestra Rio Sinfônica.

Flávio Augusto é um dos mais premiados pianistas do país. Em 1988, foi o primeiro brasileiro a conquistar o 1º lugar do Concurso Internacional de Piano "Villa-Lobos" no Rio de Janeiro. Desde os treze anos, tem se apresentado à frente de importantes orquestras e, como solista e camerista, já se apresentou em diversas cidades da América do Sul, América Central, América do Norte, Europa, África e Oceania. É considerado um dos mais importantes pianistas de câmara em atividade no Brasil e sua discografia atual compreende 17 CDs e 2 DVDs.

Ana de Oliveira é uma das mais talentosas e carismáticas violinistas da atualidade. Com longa carreira como camerista e spalla em orquestras nacionais e internacionais e integrante do renomado Trio Puelli, a paulistana lançou recentemente seu primeiro CD de violino solo, “Dragão dos Olhos Amarelos”, e o livro “O Violino na Música Contemporânea Brasileira – um manual de técnica estendidas”.

Doutor em Música pela UNIRIO, Hugo Pilger já se apresentou como solista à frente de várias orquestras, como a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba e a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Dono de uma instigante discografia, Pilger lançou em 2020 o elogiado álbum “Claudio Santoro: a obra integral para violoncelo e piano”, ao lado do pianista Ney Fialkow.

Programa:
Ludwig van Beethoven

Concerto Tríplice, em Dó Maior, Op. 56
I. Allegro
II. Largo (attacca)
III. Rondo alla polacca

Sinfonia No.5, em Dó Menor, Op. 67
I. Allegro con brio
II. Andante con moto
III. Scherzo – Allegro
IV. Allegro – Presto




Música

Informações Gerais

Datas

03/07/21 a 17/07/21

Horários

03, 10 e 17 de julho
Horário: Sempre às 19h 

Dia 03/07 - COMPRAR ingressos
Dia 10/07 - COMPRAR ingressos
Dia 17/07 - COMPRAR ingressos

ATENÇÃO:
- Os ingressos só serão vendidos on-line pelo site/app ou pelo totem que se encontra no teatro.
- Nos dias dos eventos (03, 10 e 17/07) haverá venda de ingressos também pela bilheteria da Cidade das Artes.
- Serão disponibilizados lugares único e duplos. O cliente precisa adquirir o número de ingressos na mesma compra para sentar junto.
- Só será permitida compra de um ingresso para as poltronas solitárias. O cliente não poderá ter acompanhante ao lado.

 

Local

Cidade das Artes

Sala

Grande Sala

Classificação Etária

Livre

Preços

Inteira : R$ 50,00

Meia: R$ 25,00

Redes Sociais

ciadeborahcolker