Fundação Cidade das Artes

Programação » Wired Festival Brasil

Evento Encerrado

Wired Festival Brasil



Wired Festival Brasil 2019 reúne grandes nomes para pensar presente e futuro

 

Quinta edição do evento acontece no Rio de Janeiro e explora novas formas de comunicação, mobilidade urbana, entretenimento e relacionamento pessoal

 

 

Temas em discussão sobre comunicação, mobilidade, games e alimentação do futuro estão entre os destaques da quinta edição do Wired Festival Brasil, que este ano retorna à Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, em único dia: 29 de novembro. Para inspirar e fazer pensar, talks, palestras, workshops e mesas de discussão com especialistas nacionais e internacionais fazem parte de uma programação provocadora, que conta também com espaço para experiências disruptivas e tecnológicas com o público. Os ingressos estão à venda pelo site ingressocerto.com/wiredfestivalbrasil2019.

 

Realizado pelo jornal O GLOBO e pelas Edições Globo Condé Nast, o evento da publicação que é referência em inovação e tecnologia reúne palestrantes nacionais e internacionais como as americanas Sana Amanat, editora de conteúdo e desenvolvimento de personagens, uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento da nova estética dos quadrinhos da Marvel; e Célia Hodent, PhD em Psicologia e especialista em interface de usuário em games, que trabalhou no desenvolvimento do jogo de sucesso Fortnite; o holandês Arnold van Huis, professor da Universidade de Wageningen, que defende a inclusão de insetos na alimentação; e o inglês Gareth Nettleton, vice-presidente de marketing do Strava, que desenvolve o Strava Metro, um serviço de inteligência que contribui para otimização da mobilidade urbana.

 

Já entre as atrações nacionais, destaque para Ricardo Dias, vice-presidente de marketing da Ambev e um dos idealizadores do CreativeX, primeira premiação do festival Wired no país; Erick Brêtas, diretor de Produtos & Serviços Digitais do Grupo Globo; Fernanda Lobão, diretora-executiva da Final Level, que vai contar como transformar videogames em estilo de vida; Guilherme Melles, responsável pelo perfil Quebrando o Tabu; Tai Nalon, do Aos Fatos; e Sônia Bridi, da TV Globo; que irão debater sobre fake news e a era da desinformação; Dráulio Araújo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que vai tratar sobre o uso terapêutico da ayahuasca; Silvana Bahia, da PretaLab, que irá integrar um papo sobre algoritmos, oportunidades e racismo; Hasani Damazio, criador da rede afroempreendedora Afropolitan Station; entre outros.

 

O Wired Festival Brasil 2019 é uma realização O GLOBO e Edições Globo Condé Nast, com patrocínio da cervejaria Ambev, Powered by Vivo Empresas, apoio do Grupo Pão de Açúcar, Johnnie Walker e Chevrolet, e participação de Fazenda Futuro e Riachuelo.

 

Na véspera do festival, dia 28, também na Cidade das Artes, acontece a primeira edição do prêmio Wired Festival CreativeX, uma parceria da Wired com a Ambev que vai premiar os cases mais brilhantes do mercado nacional. Fechado para 400 convidados, a premiação conta com uma grade de conteúdos e palestras sobre o futuro das tecnologias e inovação.

 

Sobre a Wired

Desde a sua fundação, em 1993, a Wired, presente atualmente em cinco países (Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Alemanha e Itália) e publicada como revista online e digital em algumas regiões, cumpre com a missão de colocar a inovação em discussão e como ela vai transformar o futuro da sociedade.

 

 

Programação do Festival:

Grade sujeita à alteração  

 

{Teatro de câmara}

 

- Manhã –

8h30 – Abertura

 

9h - Como a diversidade entrou nos quadrinhos da Marvel

Sana Amanat (Marvel)

 

10h - {Mesa redonda} A tecnologia contra o racismo

Hasani Damazio (Afropolitan Station), Silvana Bahia (PretaLab)

 

11h - O poder do entretenimento para publicidade e consumidores

Ricardo Dias (Ambev)

 

12h - Desafios do streaming no Brasil

Erick Bretas (Globoplay)

 

[12h30 - Intervalo]

 

- Tarde –

14h - A psicologia que move games de sucesso: o exemplo de Fortnite

Célia Hodent (autora de The Gamer's Brain)

 

15h - {Mesa redonda} A era da desinformação

Guilherme Melles (Quebrando o Tabu), Tai Nalon (Aos Fatos), Sônia Bridi (TV Globo)

 

16h - {Mesa redonda} Podcasts: quais são os próximos episódios?

José Roberto de Toledo (Foro de Teresina), Camila Fremder (É Nóia Minha)

 

[17h - Intervalo]

 

- Noite –

19h - Insetos contra a fome

Arnold van Huis (Universidade de Wageningen)

 

20h - {Mesa redonda} Cidades inteligentes: matemática, dados e o papel do design

Tiago Pereira, Gareth Nettleton (Strava), Diego Zambrano (Work & Co)

 

{Espaço multiuso}


- Manhã –

10h - Empreendedorismo com qualidade de vida

Bruno Dias

 

10h45 - {Mesa redonda} Ciência e divulgação no Youtube na era da fake news

André Rabelo (Minutos Psíquicos), Pedro Loos (Ciência Todo Dia)

 

11h45 - {Workshop} Fato ou fake? Como desmascarar notícias falsas

Fato ou Fake

 

12h15 - Transformando games em lifestyle

Fernanda Lobão (Final Level)

 

[13h - Intervalo]

 

- Tarde –

15h - {Mesa redonda} Games brasileiros: em que fase estamos?

Thais Weiller (JoyMasher), Lucas Mattos (Long Hat House), Betu Souza (Behold Studios), Diego Borges (Techtudo)

 

16h - {Workshop} Cybersegurança: saiba como se proteger

Marta Schuh (Marsh Brasil)

 

[17h - Intervalo]

 

- Noite –

17h15 - O futuro do varejo

Elio Silva (Riachuelo)

 

18h15 - Novos tratamentos e o papel de drogas psicodélicas

Dráulio Araújo (UFRN)

 

19h15 - “A Linha”: cinema e realidade virtual

Ricardo Laganaro (ARVORE)

 

20h15 - {Talk} A conexão que atravessa bolhas

Plataforma Gente – Globosat

 

SERVIÇO

5ª edição Wired Festival Brasil

Data: 29 de novembro de 2019

Horário: 8h30 às 20h30

Local: Cidade das Artes – Barra da Tijuca - Rio de Janeiro/RJ

Venda de ingressos: ingressocerto.com/wiredfestivalbrasil2019

Valores:

2º lote – a partir de 16/11 | Full day – R$ 180 – 90 (meia) / Turno – R$ 140 – 70 (meia)

Mais informações sobre o evento no site oficial: wiredfestival.com.br

Facebook: /wiredfestivalbrasil

Instagram: @wiredfestivalbrasil

 

 

 

Assessoria de imprensa Editora Globo - In Press Porter Novelli

Márcia Sad marcia.sad@inpresspni.com.br

Tel.: (21) 3723-8129 / 98819-2309

Leticia Schustoff leticia.schustoff@inpresspni.com.br  

Tel: (21) 33723-8091 / 99465-3755

Mayara Benatti – mayara.benatti@inpresspni.com.br  

Tatiana Wolff - tatiana.wolff@inpresspni.com.br

 

Festival

Informações Gerais

Datas

29/11

Horários

Sexta – 9h30 às 21h30

Local

Cidade das Artes

Sala

Diversos Espaços

Classificação Etária

Livre

Em caso de compra de ingresso pelo call center ou pelo site é possível escolher somente o setor que você deseja. O próprio sistema identifica as cadeiras livres no setor escolhido e emite os ingressos referentes aos lugares vagos. Comprando o ingresso diretamente na bilheteria da Cidade das Artes é possível escolher setor e cadeira.

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro 01/01 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural.   A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros.   SOBRE A MAQUETE Com quase 1 metro de altura, cerca de 30 m², mais de uma tonelada e meia e com 947 mil peças, a LEGO® montou a sua maior construção já realizada para a América Latina, reproduzindo em blocos 25 ícones do Rio de Janeiro, escolhidos em conjunto com a Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Empresa Olímpica Municipal (EOM) em 2016.   Foi a primeira vez que uma construção desse tipo demandou esforços de três equipes de diferentes fábricas da LEGO de forma simultânea, localizadas nos Estados Unidos, Dinamarca e República Tcheca. Foram necessárias mais de 50 pessoas no projeto, comandado pelos Master Builders, designers especializados na criação de esculturas com os blocos da marca.   Durante os Jogos de 2016, a maquete recebeu mais de 85 mil pessoas de diversas nacionalidades e idades, com uma grande presença de famílias inteiras, que a visitaram no Boulevard Olímpico, local onde ficou exposta.   Os 25 ícones representados na maquete de LEGO da cidade do Rio de Janeiro: 1. Cristo Redentor 2. Pão de Açúcar 3. Copacabana Palace 4. Calçadão de Copacabana 5. Arpoador 6. Calçadão de Ipanema 7. Lagoa Rodrigo de Freitas 8. Jardim Botânico 9. Floresta da Tijuca 10. Morro Dois Irmãos 11. Pedra da Gávea 12. Parque Olímpico do Rio 13. Parque Radical 14. Parque Madureira 15. Estádio Olímpico Nilton Santos (conhecido popularmente por Engenhão) 16. Igreja da Penha 17. Avenida Brasil / BRT 18. Estádio do Maracanã 19.  Sambódromo da Marquês de Sapucaí 20. Praça Mauá 21. Arcos da Lapa 22. VLT 23. Aterro do Flamengo 24. Comunidade Dona Marta 25. Catedral Metropolitana   Sobre o Grupo LEGO® O Grupo LEGO® é uma empresa privada com sede em Billund, na Dinamarca, e tem atuação em mais de 140 países. Fundada em 1932, a empresa é de propriedade da família Kirk Kristiansen e, baseada nos blocos da marca, é uma das principais fabricantes mundiais em brinquedos de montar.   AGENDAMENTO ESCOLAR: Favor entrar em contato pelo e-mail saladeleitura.fca@gmail.com  ou pelo telefone 3325-0448 ENTRADA GRATUITA   [+] saiba mais Educativo | Cursos, Oficinas e atividades de Arte e Conhecimento 01/01 a 31/12 Arte e Conhecimento   DEZEMBRO   LANÇAMENTO DO MANUAL DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE NA EDUCAÇÃO Data: 14/12 Horário: Sábado - 18h às 21h Classificação Etária: Livre Local: Sala de Leitura GRATUITO Saiba Mais   CURSOS E OFICINAS MEDITAÇÃO E DEEKSHA | Janeiro a Dezembro Data: 09/01 a 18/12 Horário: Quarta - 19h30 Classificação Etária: Livre Local: Sala VIP GRATUITO Saiba Mais IN CONCERT | ESCOLA DE MÚSICA DA ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DA CIDADE DAS ARTES  Data: 07/01 a 20/12 Horário: Instrumentos | Segunda a Sexta - 10h às 19h  |  Canto Coral | Terças - 19h às 21h Classificação Etária: Livre Local: Sala de Música Saiba Mais OFICINA DE PERCUSSÃO DU RIO Data: Maio/2019 a Fevereiro/2020 Horário: Quintas - 19h45 às 21h45  Classificação Etária: 12 Anos Local: Sala Divas 1 Saiba Mais CURSO DE LÍNGUA E CULTURA ÁRABES Data: 17/08 a 14/12 Horário: Sábados - 9h às 12h Classificação Etária: Livre Local: Sala de Música Saiba Mais   [+] saiba mais Bazar da Preta 15/12 Outros O tradicional Bazar da Preta, evento organizado anualmente pela cantora Preta Gil acontece no próximo domingo, dia 15 de dezembro, na Cidade das Artes (Barra da Tijuca), que abrirá suas portas para sediar o evento, das 13h às 20h. Com o objetivo de arrecadar fundos para ajudar instituições, ONG’s e projetos, o evento vende roupas, sapatos, bolsas e acessórios doados pela própria cantora, que conta com a ajuda de amigos famosos e marcas como Eva, Farm, Alphorria, Zinzane e Maria Valentina, que estarão presentes esse ano, sensibilizados pela iniciativa. Assim, o público presente no local poderá comprar peças em ótimo estado, doadas por famosos como Fernanda Souza, Fe Paes Leme, Fernanda D’AVila, Flora Gil, Giovanna Lancellotti, Hugo Gloss, Isis Valverde, Juliana Paiva, Taís Araújo, Fernando Torquatto, Sabrina Sato, entre outros, que sempre ajudam na realização do bazar. “O bazar é algo que me faz feliz. Nossa equipe trabalha o ano todo, é um lindo exemplo de união dos amigos e marcar doadoras. Eu faço questão de ficar no caixa durante todo o evento para também estar com o público que compra para ajudar o próximo”, diz Preta Gil. Em sua edição 2019, o bazar de Preta Gil destinará o lucro obtido do evento ao projeto “Voz das Comunidades”, do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro/RJ. O Jornal é realizado desde 2005 e beneficia áreas extremamente carentes do complexo dando voz as favelas do Rio, como o Morro do Adeus, Capão, Casinhas, Palmeiras, Inferno Verde, Favela dos Mineiros, Pedra do Sapo, Matinha, Favelinha Beira Rio, Serra e Lagoinha. Além dessa ação o lucro do Bazar também terá parte revertida para a “ONG IKMR – Eu Conheço Meus Direitos”. Com sedes em Uberlândia, Rio de Janeiro e São Paulo, a ONG foi fundada em 2012 com o objetivo de dedicar-se a crianças refugiadas. Através de programas de conscientização, promoção, esclarecimento e defesa dos direitos, a instituição atende hoje a centenas de crianças vindas de todas as partes do mundo, especialmente Síria, Afeganistão e Somália. O Bazar da Preta é um projeto beneficente, que vem sendo realizado desde 2007, sempre no Rio de Janeiro, e este ano teve sua segunda edição em São Paulo. Além dos artistas amigos, Preta também conta com a ajuda de marcas parceiras, que todo ano fazem questão de ajudar. Todas as peças vendidas no bazar se encontram em ótimo estado e, mesmo entre as doadas pelos artistas, algumas nunca foram usadas. Então, lembrando: o Bazar da Preta será realizado no domingo, dia 15 de dezembro, na Cidade das Artes (Barra da Tijuca), das 13h às 20h. A entrada do evento custa R$ 20,00. Todo o lucro, tanto da bilheteria, quanto da venda de roupas, será revertido ao Projeto “Voz das Comunidades”, do Complexo do Alemão – Rio de Janeiro/RJ e a ONG IKMR Brasil, que se dedica especificamente às crianças refugiadas. [+] saiba mais Leny Andrade e Gilson Peranzzetta | Show “Nossas Canções Favoritas” 15/12 Música Leny Andrade e Gilson Peranzzetta   A maior cantora brasileira de jazz e bossa nova, Leny Andrade e o premiado maestro, pianista, compositor e arranjador Gilson Peranzzetta, apresentam seu novo projeto “Nossas Canções Favoritas”. Dois artistas queridíssimos do público, se preparam para a gravação de um novo cd e vão mostrar neste show o repertório por eles escolhido com canções que marcaram suas carreiras, suas vidas. No repertório os mais conceituados compositores brasileiros: Tom Jobim, Cartola, Nelson Cavaquinho, Johnny Alf, Ivan Lins, Dolores Duran, Durval Ferreira. A interpretação de Leny Andrade e o piano e arranjos de Gilson Peranzzetta dão nova roupagem a clássicos inesquecíveis, que emocionam e arrebatam as plateias. É um belo, suingado e refinado show da canção brasileira, um presente para o público e para os próprios artistas. “Leny é a nota que falta no meu acorde”, diz Gilson Peranzzetta “Gilson é meu arranjador cinematográfico”, diz Leny Andrade     Repertório:   01 Influência do jazz (Carlos Lyra) 02 Cantor da Noite (Ivan Lins e Vitor Martins) 03 Fim de Caso (Dolores Duran) 04 Céu e Mar (Johnny Alf) 05 A Flor e o Espinho (Nelson Cavaquinho), 06 Palhaço (Nelson Cavaquinho 07 As Rosas Não Falam (Cartola) 08 Rugas (Nelson Cavaquinho) 09 Rio (Roberto Menescal e Ronaldo Boscoli) 10 La Mentira (Álvaro Carrillo) 11 Batida Diferente (Mauricio Einhorn e Durval Ferreira) 12 Dindi (Tom Jobim) 13 O Sol Nascerá (Cartola e Elton Medeiros)   BIS Estamos Aí (Mauricio Einhorn | Durval Ferreira |Regina Werneck)   Contatos: Eliana Peranzzetta +55 21 98756-7372 E-mail: elianaperanzzetta@gmail.com [+] saiba mais