O consagrado pianista brasileiro Alvaro Siviero subirá ao palco da Cidade das Artes, no dia 4 de outubro, às 20h, para apresentar um recital composto por obras de grandes nomes da música clássica mundial, como Beethoven, Chopin e Rachmaninov. O evento, promovido pelo Colégio Porto Real, tem o objetivo de fomentar a cultura através da música clássica. Ao longo da apresentação, o pianista fará breves exposições sobre as obras e biografias dos compositores.
O paulistano Alvaro Siviero é um apaixonado pelo piano, acumulando passagens por países como Alemanha, Portugal, Itália, USA, República Tcheca, Áustria, Polônia, França, Inglaterra, Suíça, Argentina, Chile, África do Sul, Holanda, Espanha, Uruguay e Peru, apresentando-se em turnês com a London Festival Orchestra, Budapest Chamber Orchestra, Russian, Virtuosi of Europe, The City of Prague Philharmonic Orchestra, Orquestra Académica de Madrid, Polska Filharmonia Baltycka, Sinfonia Rotterdam, Wiener Kammersymphonie, Cape Town Philharmonic Orchestra, Salzburg Chamber Soloists e I Musici de Montreal, além de ser solista convidado de diversas orquestras brasileiras, tais como a Orquestra Sinfônica Brasileira, Sinfônica de Brasília, Sinfônica de Goiânia, Sinfônica do Paraná, Sinfônica de Sergipe, Sinfônica de Santos, Sinfônica de Campinas, entre outras.
Siviero foi o primeiro brasileiro a participar do curso de imersão na obra de Beethoven na Casa Orfeo-Fondazione Wilhelm Kempff, em Positano. Em maio de 2007, realizou recital particular ao Papa Bento XVI, em Aparecida, São Paulo, quando da visita do Romano Pontífice ao Brasil. Em novembro de 2009, foi o artista que representou o Brasil no histórico Encontro Mundial de Artistas, celebrado na Capela Sistina, em Roma. Em abril de 2011, em Maiorca, realizou o recital oficial de reabertura do verdadeiro local onde Chopin residiu na Cartoixa de Valldemossa. Por sua incansável dedicação à cultura e promoção de diversos grupos sinfônicos nacionais e internacionais, recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes como reconhecimento pelos serviços culturais prestados.
PROGRAMA DO RECITAL
Beethoven- Sonata para piano Op.27 n.2 em dó sustenido menor “ao luar”
I. Adagio sostenuto
II. Allegretto
III. Presto Agitato
Brahms- Intermezzo Op.118 n.2 em lá maior
Chopin- Fantaisie-Impromptu 6’
Schumann-Liszt- Widmung
Rachmaninov- Prelúdio op.23 n.5 em sol menor
Strauss-Grunfeld- Die Fledermaus
Liszt- Après une Lecture de Dante - Fantasia quasi Sonata