Fundação Cidade das Artes

Notícias » Apresentação e workshop de Música Medieval

Setembro de 2013

dia 14, Sábado

Apresentação e workshop de Música Medieval

saintj

Les Musicien de Saint-Jullien apresentam seu espetáculo na Cidade das Artes, no dia 16/09, às 21h. Eles trazem um concerto de música medieval com instrumentos típicos da época proporcionando uma vigem de 1000 anos no mundo da música. 

Os instrumentos, por si só, já são bastante curiosos e produzem sons bastante interessantes. Um grande espetáculo para todos os apreciadores de boa música e os apreciadores de história, haja visto que não é sempre que se pode ouvir e assistir um concerto medieval.

A gaita-de-foles é um instrumento feito com couro de cabra e madeira ou caniços. Sua origem não foi completamente desvendada, embora existam diversas teorias. O instrumento foi muito popular durante a Idade Média.

A viola de roda parece uma mistura de violino com gaita-de-foles. É um instrumento de cordas, que são friccionadas por uma roda de resina, que gira através de uma manivela. A melodia se cria através de um pequeno teclado. Também conhecida como sanfona, acredita-se que o instrumento surgiu no século XI, d.C., no norte da Península Ibérica.

O cravo é um instrumento de teclado cujo som é produzido através do plectro, uma espécie de unha que pinça ou tange as cordas, diferindo assim do piano, instrumento cujas cordas são percutidas por martelos. Há vários tipos de instrumentos da família do cravo, desde o pequeno, em formato triangular (a espineta), retangular (o virginal) e semelhantes ao piano de cauda (o cravo propriamente dito). Acredita-se que o cravo tenha surgido no início do século XIV, provavelmente na Itália.

A flauta é um instrumento de sopro, basicamente um tubo oco com orifícios, que gera um som suave, doce e melodioso. Conhecida por ser um dos primeiros instrumentos musicais a surgirem, já foram encontradas flautas de 40.000 anos atrás. As primeiras se assemelhavam à apitos, com apenas um furo e eram feitas de tíbias de humanos ou outros animais.

Você pode comprar os seus ingressos para a apresentação na bilheteria da Cidade das Artes ou pelo link: http://bit.ly/1fuugId

No dia 17/09 às 11h, haverá um workshop com os integrantes do grupo, dando noções básicas sobre a gaita-de-foles, o cravo, a viola de roda e a flauta.

As inscrições para o workshop com Les Musicien de Saint-Jullien são gratuitas, e podem ser feitas através do e-mail: saladeleitura@cidadedasartes.org

Demais notícias

Junho de 2019

dia 19
Quarta

RIOH2K: Funcionamento da Sala de Leitura, Exposição Permanente da Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro e Bilheteria

Informamos que a Sala de Leitura não abrirá de 20 de junho (quinta-feira) a 24 de junho (segunda-feira) devido ao evento RIOH2K, voltando a funcionar normalmente na terça-feira, dia 25 de junho. A exposição de LEGO estará fechada para visitação no período de 20 de junho (quinta-feira) a 25 de junho (terça-feira), retornando na quarta-feira dia 26 de junho.

[+] leia mais

Maio de 2019

dia 08
Quarta

Dia das Mães com Duo Santoro e no Bistrô da Cidade das Artes

Quer fazer um programa especial com sua família no Dia das Mães? Então aproveite para proporcionar um dia inesquecível e convide a sua mãe para apreciar o lindo concerto "Duo Santoro para mães e filhos” e logo depois saborear um delicioso almoço no novo Bistrô Café das Artes.   O restaurante terá um cardápio especial e vai oferecer um desconto de 50% nos ingressos para o espetáculo.

[+] leia mais

Abril de 2019

dia 29
Segunda

Rio2C termina neste domingo e movimenta R$ 250 milhões em negócios

Por Matheus Rodrigues, G1 Rio 28/04/2019  Rafael Lazarini, CEO e criador da conferência, disse ao G1 que foram 7,5 terabytes de informação compartilhada nos seis dias de evento na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. No último dia da Rio2C neste domingo (28), a organização do maior evento de criatividade e inovação da América Latina divulgou que o volume de negócios fechados nos seis dias da conferência chegou a R$ 250 milhões.

[+] leia mais

Abril de 2019

dia 15
Segunda

Cidade das Artes modifica funcionamento durante o Rio2C

A Cidade das Artes vai receber, de 23 a 28 de abril de 2019, o Rio2C - Rio Creative Conference, maior encontro de criatividade e  inovação da América do Sul. Por conta da grandiosidade de um evento importantíssimo para a cidade, levando-se em conta a complexidade de montagem e desmontagem de tamanha engrenagem, alguns de nossos espaços estão fechados.

[+] leia mais

Abril de 2019

dia 05
Sexta

Cinema de Lars Von Trier é tema de debate e reflexão

CIDADE DAS ARTES PROMOVE DEBATE SOBRE OBRA DE LARS VON TRIER A Cidade das Artes promoverá, no dia 06/04, a partir das 18h30, uma atividade de reflexão sobre o filme Dogville, do cineasta dinamarquês Lars von Trier. O objetivo é realizar uma leitura psicanalítica acerca da identidade de suas densas e controversas personagens, bem como de um enredo repleto de ricas metáforas, abordando a incompatibilidade insustentável, entre natureza humana e a face impostora do processo civilizatório.

[+] leia mais

Abril de 2019

dia 02
Terça

Sala de Leitura terá workshop de Teatro para Autistas

Dentro da série de ações tendo como mote o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2 de abril, a Cidade das Artes realiza um workshop de Teatro para Autistas e seus Cuidadores. A atividade acontecerá dia 06/04, entre 15h e 17h.

[+] leia mais

Fevereiro de 2019

dia 25
Segunda

A Cidade das Artes entra em manutenção preventiva no Carnaval.

Informamos que no período de 01/03/2019 a 06/03/2019 a Cidade das Artes estará fechada para manutenção preventiva, com exceção do dia 02/03/2019 que acontecerá um evento na área externa. A Sala de Leitura, Bilheteria e a Exposição Lego estarão fechadas durante este período e retornarão suas atividades a partir do dia 07/03/2019.

[+] leia mais

Fevereiro de 2019

dia 04
Segunda

Aviso para Projetos de Eficiência Energética - LIGHT

AVISO DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2019   Processo: 12/800. 032/2019 Objeto: Edital de Chamada Pública para SELEÇÃO de empresas especializadas em eficiência energética para desenvolver projetos para o Complexo Cidade das Artes, localizado na Av.

[+] leia mais

Janeiro de 2019

dia 17
Quinta

Cidade das Artes fecha para evento dia 24/01

  Informamos que na quinta-feira, dia 24/01/19, a Cidade das Artes estará fechada ao público devido ao evento da CONMEBOL – Sorteio da Copa América Brasil – 2019.   Espaços como Sala de Leitura, bilheteria, exposições e até o estacionamento estarão fechados durante todo o dia e retornarão as atividades no dia seguinte.

[+] leia mais

Janeiro de 2019

dia 09
Quarta

Brazilian Music Experience - Tour sobre a Cidade das Artes e Música Brasileira

  Brazilian Music Experience na Cidade das Artes Organizado pela Escola de Música da Associação dos Amigos da Cidade das Artes    A Brazilian Music Experience é uma oportunidade divertida de conhecer a Cidade das Artes e de aprender de forma interativa o melhor da música Brasileira.  Com duração de aproximadamente 3h, o "tour" conta com uma aula guiada sobre a Cidade das Artes, um Happy Coffee Break e uma workshop de música Brasileira.

[+] leia mais