Fundação Cidade das Artes

Notícias » Cidade das Artes recebe Polo de Economia Criativa da Zona Oeste

Dezembro de 2017

dia 14, Quinta

Cidade das Artes recebe Polo de Economia Criativa da Zona Oeste

A Cidade das Artes recebe, no dia 17 (domingo), a partir das 14h, o Polo de Economia Criativa da Zona Oeste, que realiza o I Festival Além da Zona Oeste (Falem da Zona Oeste). Em formato de roda de conversa, o Polo convida representantes de instituições culturais públicas, privadas e sociedade civil para, a partir do diálogo, ajudar a buscar soluções para a cidade e, em especial, à Zona Oeste. O Falem da Zona Oeste é também celebração. O Festival comemora os três anos de atividade do Polo Criativo da Zona Oeste na luta pela cidadania cultural na maior região da cidade.

Durante o evento, serão apresentados dados recentes recolhidos na execução do “Escuta Zona Oeste - Edição Jacarepaguá”. Um processo de escuta territorial realizado em julho deste ano, no Espaço Cultural Escola Sesc. A ação contou com a participação de 55 agentes culturais de Jacarepaguá e pesquisadores culturais dos setores privado, público e sociedade civil e foi norteado por diversos desafios globais. Como pontos de partida para reflexões, produziu uma série de informações e dados sobre cidadania, criação, realização, mobilidade, direitos e hábitos culturais na Zona Oeste.


Além do caráter comemorativo, o Falem da Zona Oeste também contará com o apoio do Observatório de Favelas que, na ocasião, lança a pesquisa dos projetos “Oeste Carioca 2” e “Culturas de Periferia 2”, apresentando dados sobre Economia Criativa e práticas culturais na Zona Oeste.


Representantes de instituições como Cidade das Artes, Espaço Cultural Escola Sesc, Teatro Sesi, Jacarepaguá, Ministério da Cultura, Secretaria de Estado de Cultura, Secretaria Municipal de Cultura e das Comissões de Cultura da Alerj e Câmara Municipal do Rio de Janeiro também participarão do evento.


Solução para Zona Oeste onde todos podem participar e fazer parte O financiamento coletivo #VivaZonaOeste, também será finalizado durante o Falem da Zona Oeste. A campanha de arrecadação visa construir o Viva Zona Oeste, uma plataforma digital
que vai integrar e gerar visibilidade para as ações criativas da maior região da cidade.

Acessível no site: www.vinil69.com.br no #ChapeuVirtual.


As cotas de participação começam a partir do valor de R$ 100, que incluem: Acesso para gerar publicações no site ilimitadas ao longo do ano de 2018, como AGENDA COMUM para divulgar suas ações e conhecer ações de outros agentes, no seu próprio bairro, Inclusão no CATÁLOGO DIGITAL de forma interativa para divulgação e visibilidade, Participação no CLUBE DE VANTAGENS do Polo, com 10% DE DESCONTO em todas as ações do Polo.


- É uma oportunidade única de benefícios, que não será mais ofertada depois do dia 17 e uma oportunidade de sair do lugar de reclamação para o lugar da ação. É investir no seu próprio trabalho, para impulsionar a cultura na maior região da cidade do Rio de Janeiro - explica Vinicius Longo, coordenador do Polo de Economia Criativa da Zona Oeste.

 

PROGRAMAÇÃO:
14h00 - 14h30 - Credenciamento

14h30 - 15h00 - Apresentação de Pesquisas
Observatório de Favelas: Oeste Carioca 2 + Polo de Economia Criativa da Zona Oeste: Escuta Zona Oeste - Edição Jacarepaguá

15h00 - 16h30 - Apresentação de ações de cidadania cultural voltadas para a Zona Oeste com:
Jorge Freire - Minc/Secretaria Cidadania e da Diversidade Cultural
Valdineia Balthazar - Subsecretaria de Cultura do Estado/RJ
Nome à confrmar - Secretaria Municipal de Cultura/RJ
Bel Kutner - Diretora Artística da Cidade das Artes
Leonardo Minervini - Coordenador Geral de Cultura da Escola Sesc
Eliomar Coelho - Membro da Comissão de Cultura da Alerj
Reimont Otoni - Comissão Permanente da Cultura da Câmara
Municipal do Rio de Janeiro. Mediação: Flávio Aniceto.
+ Participações espontâneas de agentes locais de toda Zona Oeste.

16h30 – 17h15 - Intervalo

17h15 - 18h00 - Leitura e assinaturas da Carta de Compromissos de Cidadania Cultural
voltados para a Zona Oeste

18h00 - 20h00 - Comemoração de 3 anos do Polo de Economia Criativa da Zona Oeste
(Ação será realizada no café da Cidade das Artes)


O que é o Polo Criativo da Zona Oeste?
O Polo é uma rede formada por agentes, coletivos e instituições criativas da Zona Oeste do Rio de Janeiro, e que tem como missão identificar, gerar capacitação, visibilidade e oportunidades de sustentabilidade para uma cadeia de produção cultural criativa de forma colaborativa, com cerca de 300 agentes catalogados por todos os 40 bairros da Zona Oeste.

 

SERVIÇO:
Dia: 17 de dezembro de 2017 de 14h às 20h
Local: Cidade das Artes - Av. das Américas, 5300 - Sala 3
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (Ao lado do BRT Alvorada)

Entrada gratuita (Sujeita a lotação de 100 pessoas)

 

** Foto de Thiago Barranco - Estúdio Save As

Demais notícias

Janeiro de 2020

dia 29
Quarta

Sala de Leitura da Cidade das Artes atrai estudantes e pesquisadores

Lauren Poliana comanda a Sala de Leitura da Cidade das Artes Foto: / Roberto Moreyra / Agência O Globo Matéria: Danilo Perelló Sem biblioteca pública na região, espaço absorve demanda RIO — Homenagens a grandes escritores não faltam pelas ruas da Barra. Quem mora na região fatalmente já passou pelas avenidas Erico Verissimo ou Rachel de Queiroz, por exemplo.

[+] leia mais

Janeiro de 2020

dia 19
Domingo

Nova presidente da Cidade das Artes promete manter aposta em grandes musicais

A nova presidente da Fundação Cidade das Artes, Renata Monteiro. Antes, ela foi diretora da Casa de Cultura Laura Alvim.

[+] leia mais

Janeiro de 2020

dia 15
Quarta

Rio2C 2020 vai discutir leitura e educação no século XXI

Rafael Lazarini, idealizador do Rio2C, apresenta as novidades do evento para 2020 Foto: Fernando Souza / Divulgação No evento, escritores poderão fazer pitching de suas obras para produção de filmes e séries de TV Luiza Barros 15/01/2020 - 14:09 / Atualizado em 15/01/2020 - 20:03 / O GLOBO   RIO — O Rio2C, um dos principais eventos de criatividade da América Latina, divulgou nesta quarta-feira as primeiras informações sobre a sua edição de 2020. A conferência acontece entre 5 e 10 de maio na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca.

[+] leia mais

Dezembro de 2019

dia 19
Quinta

A Cidade das Artes entra em manutenção preventiva 2019/2020

Informamos que, a partir do dia 21/12/2019, a Cidade das Artes entrará em período de manutenção preventiva, voltando ao funcionamento normal no dia 06/01/2020. SALA DE LEITURA E MAQUETE DE LEGO A Sala de Leitura e a Exposição Maquete de LEGO do Rio de Janeiro estarão fechadas durante este período, retornando suas atividades no dia 07 de janeiro (Sala de Leitura) e no dia 08 de janeiro (LEGO) de 2020.

[+] leia mais

Novembro de 2019

dia 29
Sexta

Movimento cultural Fair Saturday, em resposta à Black Friday, chega ao Rio

Os capoeirista contramestre Amaz (com o berimbau) e Marmita, que participarão do evento Fair Saturday Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo   Evento na Cidade das Artes terá eventos infantis, exibição de séries, palestras, exposição e DJs Danilo Perelló 29/11/2019 - 17:47 / Atualizado em 29/11/2019 - 18:21 RIO — Paulinho da Viola já dizia que dinheiro na mão é vendaval, na letra do sucesso “Pecado capital”. Mas depois da tempestade (ou da gastança), vem sempre a bonança.

[+] leia mais

Novembro de 2019

dia 12
Terça

As melhores peças em cartaz no Rio

Remontagem de "Roda viva" e musical da dupla Möeller e Botelho estão entre destaques da programação O Globo 12/11/2019 - 14:01 / Atualizado em 12/11/2019 - 14:02 Musical, comédia ou drama? Qualquer que seja a sua escolha, há boas opções em cartaz nos teatros cariocas. Lista inclui peça embalada por sucessos da bossa nova, espetáculo da dupla Charles Möller e Claudio Botelho e  remontagem do clássico "Roda viva", entre outros.

[+] leia mais

Novembro de 2019

dia 11
Segunda

Depois dos 80, tem que acelerar, diz Francis Hime, que comemora aniversário com novo álbum

O compositor Francis Hime Foto: Divulgação/Nana Moraes Bolívar Torres O Globo - 11/11/2019 - 04:30 / Atualizado em 11/11/2019 - 09:38 RIO — Oitenta anos completados em agosto, Francis Hime não quer olhar para trás. É o momento presente que alimenta o seu mais novo álbum, “Hoje”, que será lançado nesta quarta-feira, às 20h, na Grande Sala da Cidade das Artes.

[+] leia mais

Novembro de 2019

dia 07
Quinta

'Roda viva' volta ao Rio com o Grupo Oficina em esquema de guerrilha com crowdfunding e hospedagens improvisadas

Alvo de violência e censura quando estreou há meio século, o musical de Chico Buarque reestreia na cidade nesta sexta-feira Pedro Tinoco, Especial para O GLOBO Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo 07/11/2019 - 04:30 / Atualizado em 07/11/2019 - 11:08 RIO — Só podia ser 1968 . Nos tempos beligerantes de ditadura, a peça de estreia do jovem astro da MPB ganhou montagem provocadora, e militantes à direita sentiram-se à vontade para silenciar os atores na base do sarrafo.

[+] leia mais

Novembro de 2019

dia 07
Quinta

Exposição 'O dia seguinte' aborda emergência climática e futuro dos centros urbanos na Cidade das Artes

Mostra é gratuita e termina no domingo (10/11). Mais de 25 mil pessoas já passaram visitaram o evento gratuito.

[+] leia mais

Outubro de 2019

dia 31
Quinta

Adriana Calcanhotto grava 'Margem' quando show voltar a aportar no Rio

Adriana Calcanhotto está em cena desde agosto de 2019 com o show 'Margem' — Foto: Murilo Alvesso / Divulgação Registro audiovisual do espetáculo marinho está programado para 14 de dezembro. G1 31/10/2019 16h01  Atualizado há um mês Por Mauro Ferreira, Jornalista carioca que escreve sobre música desde 1987, com passagens em 'O Globo' e 'Bizz'.

[+] leia mais