Fundação Cidade das Artes

Notícias » A Era de Ouro do Rádio

Janeiro de 2015

dia 29, Quinta

A Era de Ouro do Rádio

O rádio teve sua expansão mundial após a Primeira Guerra (1914-1918), quando houve grande desenvolvimento nos meios eletrônicos e de comunicação para fins militares. No Brasil, o rádio atingiu seu apogeu em 1930, como principal veículo de comunicação em massa, na mesma época em que o país era governado por Getúlio Vargas.

Nesse período, iniciou-se a chamada “Era de Ouro do Rádio”, quando ele se popularizou e tornou-se um meio de entretenimento. Antes disso, o rádio não era explorado para publicidade ou informação como hoje. Na época, o presidente estabeleceu concessões às empresas particulares para o uso do rádio e, em troca, utilizava o meio como propaganda para divulgar seus feitos e enviar mensagens políticas aos ouvintes no programa obrigatório “A hora do Brasil”, que mais tarde tornou-se “A voz do Brasil”.

Todas as rádios disputavam a audiência dos ouvintes caçando e lançando novos artistas em shows de calouros. Assim surgiram grande nomes da Música Popular Brasileira, como Ary Barroso, Dalva de Oliveira e Orlando Silva.

Os anos 1930 e 1940 marcaram a ascensão e auge do Rádio no Brasil. Até hoje existem gravações inesquecíveis que nos ajudam a entender o fascínio gerado pelas estrelas do rádio que, mesmo invisíveis, ditavam a moda e os costumes. Já as décadas de 1950 e 1960 viram surgir a concorrência “desleal” da televisão. Muitos dos ídolos do rádio não conseguiram viajar de um meio ao outro. O mundo mudava rápido, e a música acompanhava.

Demais notícias

Julho de 2020

dia 02
Quinta

Faça o Cadastro Municipal Carioca

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura, criou o Cadastro Municipal Carioca, que vai fazer o mapeamento de profissionais, espaços, grupos, instituições e coletivos que integram a cadeia produtiva da Cultura no Município do Rio de Janeiro. Em atendimento à necessidade de construção do Mapeamento Cultural Carioca, em consonância ao Sistema Municipal de Cultura do Rio de Janeiro – Lei Nº 6.

[+] leia mais

Junho de 2020

dia 17
Quarta

Nota de pesar | Celina Affonseca Andrade Monteiro de Souza

A Fundação Cidade das Artes lamenta profundamente o falecimento de Celina Affonseca Andrade Monteiro de Souza, mãe da nossa presidente Renata Monteiro, que nos deixou nesta quarta-feira (17). Desejamos os mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos e que Deus os conforte neste momento tão difícil.

[+] leia mais

Maio de 2020

dia 06
Quarta

Cinema 'Drive-in' será montado na Cidade das Artes

Por Francini Augusto, às 11:59 - 06/05/2020 | Atualizado às 16:15 - 06/05/2020 Band. com.

[+] leia mais

Maio de 2020

dia 06
Quarta

Cinema drive-in na Cidade das Artes terá 'pegada anos 1970'

Ricardo Ferreira 06/05/2020 - 16:14 / Atualizado em 06/05/2020 - 16:24 OGlobo. com Segundo Renata Monteiro, estreia está prevista para o fim deste mês, com homenagens ao cinema brasileiro no início da programação Com estreia prevista para o fim deste mês, como adiantou o colunista Ancelmo Gois, o cinema drive-in da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, tem tudo para ser um alento aos que clamam por entretenimento seguro na cidade em meio à pandemia do novo coronavírus.

[+] leia mais

Maio de 2020

dia 06
Quarta

Em tempos de Covid-19, o cine drive-in volta com força

Por Ancelmo Gois OGlobo. com 06/05/2020 • 08:30 A Cidade das Artes vai montar, no fim do mês, um cinema drive-in com capacidade para 150 carros.

[+] leia mais

Março de 2020

dia 20
Sexta

Informações sobre o funcionamento de nossa Bilheteria

A partir de amanhã (21/03/2020) a Bilheteria da Cidade das Artes fecha por tempo indeterminado devido ao devido às medidas de prevenção e contenção ao contágio do novo CORONAVÍRUS. Dúvidas e informações relacionadas a ingressos, favor entrar em contato diretamente com a Ingresso Rápido: SAC apenas whatsapp (11) 94925-7737 e-mail: sac@ingressorapido.

[+] leia mais

Março de 2020

dia 19
Quinta

Ingresso Rápido - Aviso Importante

Como é de conhecimento de todos, estamos passando por um momento de emergência de saúde pública e temos a obrigação de zelar pela segurança de nossos clientes, colaboradores e artistas. Por esse motivo, os eventos que ocorreriam nas próximas semanas estão sendo adiados até que a situação seja completamente controlada.

[+] leia mais

Março de 2020

dia 13
Sexta

Programação na Cidade das Artes durante Estágio de Atenção

Diante do comunicado oficial do Centro de Operações da Prefeitura do Rio de que a cidade entrou em Estágio de Atenção às 16h desta sexta-feira (13), devido às medidas de prevenção e contenção ao contágio do novo CORONAVÍRUS, a Fundação Cidade das Artes informa: A) Estão CANCELADOS todos os grandes shows, eventos e espetáculos com aglomeração de pessoas e que possam contribuir para a disseminação do Coronavírus; B) O show “MART’NÁLIA CANTA VINICIUS DE MORAES”, que aconteceria no sábado, dia 14 de março, às 21h, será ADIADO para o dia 16 DE MAIO; C) Fica CANCELADO o evento “SALVE GUANABARA”, que aconteceria no sábado, dia 14 de março, às 23h; D) Fica CANCELADO o concerto da ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA, que aconteceria no domingo, dia 15 de março, às 18h. .

[+] leia mais

Fevereiro de 2020

dia 20
Quinta

Funcionamento da Cidade das Artes no Período de Carnaval

INFORMAMOS que a Sala de Leitura, a Exposição de Lego e a Bilheteria estarão FECHADAS entre os dias 21 e 26/02, retornando suas atividades no dia 27/02. Ensaios fotográficos também não serão autorizados neste período.

[+] leia mais

Janeiro de 2020

dia 29
Quarta

Sala de Leitura da Cidade das Artes atrai estudantes e pesquisadores

Lauren Poliana comanda a Sala de Leitura da Cidade das Artes Foto: / Roberto Moreyra / Agência O Globo Matéria: Danilo Perelló Sem biblioteca pública na região, espaço absorve demanda RIO — Homenagens a grandes escritores não faltam pelas ruas da Barra. Quem mora na região fatalmente já passou pelas avenidas Erico Verissimo ou Rachel de Queiroz, por exemplo.

[+] leia mais