Fundação Cidade das Artes

Notícias » Hamlet, o doce príncipe

Novembro de 2014

dia 28, Sexta

Hamlet, o doce príncipe

Hamlet, o Príncipe da Dinamarca, obra dramática shakespereana mais adaptada e encenada nos palcos de todo o mundo, é hoje uma das mais importantes e renomadas tragédias do dramaturgo inglês William Shakespeare. Ela foi provavelmente escrita entre 1599 e 1602, mas não há até hoje uma data comprovada da gênese deste clássico da dramaturgia.

Tendo como cenário a Dinamarca, mais precisamente o castelo de Elsinor, esta peça traz sua versão do destino do Príncipe Hamlet, obrigado a empreender um drástico ato de revanche contra seu tio Cláudio, acusado de assassinar o pai do jovem para tomar o poder, depois de desposar a cunhada. O órfão, porém, não apresenta nenhum motivo para cometer tal crime, que deveria ser meticulosamente planejado e calculado, exigindo um sangue-frio que o nobre não tinha.

Afirma-se que o bardo inglês teria criado Hamlet a partir da lenda de Amleto, que permaneceu viva através do historiador Saxo Grammaticus em sua obra Gesta Danorum, do século XIII. Posteriormente ela foi resgatada por François de Belleforest, no século XVI, aparecendo logo depois em uma obra do teatro elisabethano denominada Ur-Hamlet. Quanto à composição desta obra, pode-se dizer que ela é a criação de Shakespeare mais extensa, elaborada e árdua.

Seu ancestral dilema, ‘ser ou não ser’, foi incorporado à história cultural e artística da Humanidade. As personagens femininas, Gertrudes, a rainha-mãe, e Ofélia, a noiva prometida, têm sido resgatadas por uma linhagem crítica mais feminista.

Considerada uma das tragédias mais conhecidas e célebres da Inglaterra, Hamlet ocupa o Teatro de câmara, na Cidade das artes, no dias dias 30 de novembro e 1 de dezembro. Apresentada por um grupo de viajantes do Globe Theatre, com uma montagem natural e bem simples dessa renomada peça. Mais informações sobre horários e ingressos: http://www.cidadedasartes.org/programacao/interna/232

Demais notícias

Outubro de 2021

dia 14
Quinta

De 15 a 18 de outubro a Sala de Leitura está fechada.

A Sala de Leitura estará fechada do dia 15 a 18 de Outubro de 2021. Funcionamento normal a partir do dia 19 de Outubro de 2021.

[+] leia mais

Setembro de 2021

dia 14
Terça

Comprovante de vacinação será obrigatório a partir do dia 15/09/21 no Rio

O comprovante de vacina contra a Covid-19 será obrigatório a partir de 15 de setembro, no Rio, para a visitação e entrada em alguns estabelecimentos e locais de uso coletivo. Junto a ele é necessário apresentar documento de identidade com foto.

[+] leia mais

Setembro de 2021

dia 03
Sexta

Funcionamento da Cidade das Artes de 06/09 a 07/09

INFORMAMOS - O posto de vacinação ( COVID-19 ) na Cidade das Artes funcionará segunda (06/09) e terça (07/09), de acordo com a disponibilidade de doses da vacina. Pedimos que verifique nas redes sociais da Secretaria Municipal de Saúde.

[+] leia mais

Setembro de 2021

dia 03
Sexta

Olá, Influenciadores Digitais!

A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro por meio da Riotur – Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro irão reconhecer o trabalho de valorização, promoção e divulgação da Cidade Maravilhosa que você realiza em suas redes sociais. Por isso, criamos o selo RIO DIGITAL INFLUENCER.

[+] leia mais

Maio de 2021

dia 23
Domingo

Cidade das Artes volta a receber público

Atividades na Sala de Leitura incluem exposição sobre mulheres na música, debates e lançamento de livros; musical 'Elza' e apresentação da Sinfônica Jovem estão previstos para junho Por Gisele Araújo - 23/05/2021 - 06:00 / Atualizado em 23/05/2021 - 09:40 O GLOBO Barra Rio — Na última terça-feira, a Sala de Leitura da Cidade das Artes abriu as portas ao público, marcando a volta das atividades presenciais no centro cultural. As mulheres são tema de boa parte da programação, iniciada com a exposição “Mulheres e música”, da artista plástica Lili Rose, com colagens em homenagem a personalidades guerreiras e transgressoras como Chiquinha Gonzaga, Carmen Miranda, Nara Leão e Clara Nunes.

[+] leia mais

Abril de 2021

dia 05
Segunda

Funcionamento da Cidade das Artes de 05/04 a 09/04

De acordo com as medidas de proteção à vida e ao sistema de saúde definidos pela Prefeitura do Rio:   INFORMAMOS - O posto de vacinação ( COVID-19 ) na Cidade das Artes funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h no segundo andar, no foyer da Grande Sala. - O ponto de coleta de alimentos para a campanha "Rio contra a fome" funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h no segundo andar, na Galeria ao lado da Sala de Leitura.

[+] leia mais

Março de 2021

dia 31
Quarta

Cidade das Artes terá Posto de Vacinação contra COVID-19

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inaugura nesta quarta-feira, dia 31, mais um ponto de vacinação (PV) para facilitar o acesso da população, desta vez na Cidade das Artes. Na semana em que o calendário de vacinação para os idosos foi antecipado, com a inclusão de novas faixas etárias, a SMS já havia inaugurado três PVs extras, no Jockey Club Brasileiro (Gávea), no Hotel Fairmont Copacabana e no Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário (Centro).

[+] leia mais

Março de 2021

dia 26
Sexta

Funcionamento da Cidade das Artes de 26/03 a 04/04

De acordo com as medidas de proteção à vida e ao sistema de saúde definidos pela Prefeitura do Rio: INFORMAMOS - Exposição de Lego está FECHADA a partir do dia 26/03 com reabertura prevista para o dia 07/04 (quarta-feira). - A Sala de Leitura está fechada a partir do dia 26/03 com reabertura prevista para o dia 06/04 (terça-feira).

[+] leia mais

Março de 2021

dia 22
Segunda

"A melhor versão", filme da peça, estreia dia 27/3

Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc apresentam A MELHOR VERSÃO Texto inédito de Julia Spadaccini escrito na pandemia aborda os segredos e a angústia que muitas pessoas passam na busca desmedida para serem aceitas “A melhor versão”, texto inédito de Julia Spadaccini, foi concebido para ser exibido de forma remota e conta com dois diretores, Luis Felipe Sá, com larga experiência no audiovisual, e Daniel Herz, consagrado diretor de teatro e fundador da Cia Atores de Laura - eles repetem a parceria iniciada no final do ano passado, quando dirigiram juntos o espetáculo ‘Fronteiras Invisíveis’ -. No elenco, Ana Paula Secco, Armando Babaioff e Michel Blois, idealizador do projeto, contemplado pelo edital Retomada Cultural RJ, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Aldir Blanc.

[+] leia mais

Janeiro de 2021

dia 21
Quinta

Marcelo Serrado, o novo diretor artístico da Cidade das Artes: 'Será sinônimo de Rio'

O GLOBO, ANCELMO GOIS. 21 de janeiro de 2021 Marcelo Serrado, 53 anos, carioca, ator, autor e produtor é o novo diretor artístico da Cidade das Artes, indicado pela gestão de Eduardo Paes.

[+] leia mais