A Legião Urbana foi uma das principais bandas do rock brasileiro. O grupo se formou em 1982, na cidade de Brasília. Após algumas apresentações com outras formações a banda chegou a seu trio original com Renato Russo (vocal e baixo), Dado Villa Lobos (guitarra) e Marcelo Bonfá (bateria).
Após um show no Circo Voador em 1983 a banda foi convidada a gravar uma fita demo para a EMI. Percebendo a dificuldade de Renato em cantar e tocar o baixo ao mesmo tempo, Marcelo Bonfá sugeriu a entrada do baixista Renato Rocha, que completou o quarteto em 1984. Começaram então as gravações do primeiro disco.
Lançado em 1985, o primeiro disco, que tinha o mesmo nome da banda, carregava temáticas politizadas e inúmeros hits contestadores ou românticos, como “Geração Coca Cola”, “Será” e “Por Enquanto”. O segundo disco, Dois, também foi um grande sucesso, puxado por canções como “Tempo Perdido”, “Índios”, “Eduardo e Mônica”, entre outras.
O álbum Que País É Este 1978/1987, de 1987, traz a banda com uma sonoridade mais pesada, puxada para o punk, e revisitando muitas canções do catálogo do Aborto Elétrico. Esse disco foi também o último com a participação do baixista Renato Rocha.
O álbum seguinte, As Quatro Estações, é considerado por muitos o melhor e mais maduro trabalho da banda. Foi o álbum mais vendido e com o maior número de hits (das onze canções, nove foram para as rádios). O ex-baixista Renato Rocha até chegou a gravar algumas linhas, mas deixou a banda e teve seu trabalho regravado por Dado e Renato Russo, alternadamente.
Nesse momento, Renato Russo confrontou-se com uma trágica descoberta: tinha contraído o vírus HIV. Lançado em meio a esse turbilhão, o álbum V carrega o tom mais sombrio da carreira. No trabalho seguinte, Descobrimento do Brasil, Renato lutava contra a dependência química e encontrava-se otimista. Esse humor inundou o álbum que, no entanto, não abandona as fortes críticas à situação social e política do Brasil.
O último trabalho da banda, A Tempestade ou O Livro dos Dias, viu um debilitado Renato Russo sem condições inclusive de participar da sessão de fotos do encarte. O álbum melancólico apresenta-se muitas vezes como uma despedida. 21 dias depois do lançamento do disco, Renato faleceu.
Uma das mais influentes e queridas bandas da história da música brasileira, a Legião Urbana é uma realidade ainda para jovens do novo século e suas canções sensíveis e críticas se atualizam a cada dia que se passa.
Não perca a presença do guitarrista Dado Villa Lobos no projeto Inusitados Superbanda. Os espetáculos ocorrerão dias 05 e 06 de agosto, no Teatro de Câmara da Cidade das Artes.
O Globo Barra Por Laura Alexandre em 14/06/2026 POLÍTICA DE PROXIMIDADE Nova presidente da Cidade das Artes, Isabel Werneck quer atrair outros públicos e inserir o complexo na rotina dos cariocas Cidade das Artes mais popular: nova gestora quer ampliar programação gratuita e ceder espaços para artistas No cargo há três meses, Isabel Werneck tem planos como promover ensaios abertos da OSB e integrar complexo cultural ao circuito da ArtRio Reposicionamento . A palavra é a escolhida pela arquiteta e musicista Isabel Werneck para resumir o seu papel como presidente da Cidade das Artes, cargo que assumiu há três meses, substituindo a advogada e artista visual Daniela Santa Cruz
Rio2C 2026 reuniu mais de 55 mil pessoas na Cidade das Artes, teve participantes de 30 países, 1 . 650 reuniões de negócios e impacto econômico estimado em R$ 516,1 milhões Diário do Rio Por Quintino Gomes Freire 1 de junho de 2026 O Rio2C 2026 encerrou sua oitava edição neste domingo (31/05), na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, com mais de 55 mil pessoas, participantes de 30 países e impacto econômico estimado em R$ 516,1 milhões
A partir do dia 21/05/2026, em razão da realização do RIO2C 2026, a Cidade das Artes terá acesso restrito exclusivamente aos participantes credenciados do evento . Durante esse período, a venda de ingressos para os espetáculos continuará normalmente pelo site da SYMPLA: https://site
A Cidade das Artes estará fechada ao público de 13 de fevereiro (sexta-feira) a 18 de fevereiro (quarta-feira de Cinzas) para a realização do evento CarnaRildy . Durante esse período, fica liberado o acesso apenas para embarque e desembarque, exclusivamente, pela entrada da Avenida das Américas
A Cidade das Artes se prepara para receber vocês com muitas novidades no ano novo que se aproxima . E para isso, a partir do dia 18 de dezembro de 2025 iniciaremos uma manutenção preventiva e de melhorias para o espaço até 04 de janeiro de 2026
Para comemorar o mês das crianças, a Cidade das Artes preparou uma programação especial com espetáculos e atividades infantis . O maior complexo cultural do Rio também é uma ótima oportunidade para celebrar entre família e curtir, gratuitamente, o parquinho infantil, a maior maquete de Lego da América Latina com 25 relevantes ícones da Cidade Maravilhosa, a Biblioteca Municipal com mais de sete mil títulos e a maquete do projeto Morrinho que representa o cenário da favela usando tijolos e outros materiais recicláveis
As propostas e os documentos de habilitação devem ser entregues em setembro, na Cidade das Artes A Fundação Cidade das Artes está com um edital de chamamento público aberto para selecionar uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que elabore projetos e capte recursos, através da Lei Rouanet, para os projetos do maior complexo cultural do Rio . Essa parceria entre o poder público e a OSC apoiará as atividades culturais e de infraestrutura do espaço e permitirá a promoção da democratização do acesso da população à cultura
Seleção para empresa interessada na utilização de “Bistrô” e “Cafeteria da Grande Sala” está aberta até 18/09 A Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, está em busca de um novo restaurante, que ofereça uma experiência gastronômica especial aos seus visitantes, para ocupar o Bistrô e a Cafeteria da Grande Sala . O edital para o uso desses locais está aberto até o dia 18/09
FIP . Rio PROGRAMA CARIOCA DE FOMENTO À INTEGRIDADE PÚBLICA O FIP
Você pode consultar a Comissão de Integridade Pública - CIP da Prefeitura do Rio ! A CIP é o órgão consultivo responsável por orientar agentes públicos sobre condutas éticas em tema como conflito de interesses, nomeações, participação em eventos e outros Não sabe como agir em uma situação delicada? Faça sua consulta à CIP .